A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
P2P [Ing.] Forma reduzida para Peer-to-Peer.
Pacote Subconjunto ordenado de sinais de dados transmitidos por uma rede.
Page Rank [Ing.] (Escala Page) Indicador de relevância da qualidade de informação de uma página Web, que relaciona a quantidade de links que esta recebe ao prestígio e a autoridade do site de onde partiram esses mesmo links. O termo é um trocadilho entre o sobrenome Larry Page, que, em parceria com Sergey Brin, desenvolveu o mecanismo de busca Google em 1998.
Page view [Ing.] (Página vista). Expressão que designa o número de vezes que uma determinada página, incluindo todos os seus elementos (textos, imagens etc.) é acessada em um site. Com freqüência esta medida é utilizada pelo meio publicitário, para informar a um anunciante quantas vezes seu banner foi, ou poderá ser visto, pelos visitantes que acessam um site.
Página de rosto O mesmo que home page.
Página WEB Página de um site.
Palavra- Chave [Do inglês, Keyword]. Palavra ou expressão utilizada em ferramentas de busca ou base de dados para localizar um tema.
Palm Top Organizador pessoal desenvolvido por Jeff Hawkins e lançado pela Palm Computing, hoje Palm Inc., em 1996, inicialmente com o nome de Pilot. Sucesso comercial, tornou-se sinônimo de computadores de mão.
Palo Alto Research Center Centro de pesquisas criado, em 1970, pela Xerox Corporation, nos EUA, responsável por alguns dos grande avanços da Informática como a ethernet, p.e. É conhecido pela sigla Parc.
Par de chaves Conjunto formado por uma chave pública e outra privada correspondentes. Uma mensagem cifrada só pode ser lida por quem possui a chave privada associada à chave pública que foi usada para cifrar a mensagem. Cada usuário possui seu par. Assim, para acessar o conteúdo de um documento cifrado, o destinatário utilizará sua chave privada, correspondente à chave pública usada pelo emitente para criptografar a mensagem.
Paralelo [Do inglês, parallel]. Na transmissão de dados, diz-se quando a informação é enviada em grupos de bits, por cabos distintos, um para cada bit. Cf. Serial.
Parallel [Ing.] (Paralelo) Na transmissão de dados, designa o envio de grupos de bits, por diversos canais, um para cada grupo.
PARC [Ing. Sigla para Palo Alto Research Center] (Centro de Pesquisa Palo Alto). Centro de pesquisas criado, em 1970, pela Xerox Corporation, nos EUA, responsável por alguns dos grande avanços da Informática como o mouse e a ethernet.
Parental Control [Ing.] (Controle Paterno). Programas que impedem o acesso, por parte das crianças a sites, cujo conteúdo é considerado inadequado pelos pais. Utiliza-se de palavras chaves que são inseridas num campo apropriado. Ex. a palavra sexo, impede o acesso a qualquer site que tenha esse termo, em seu conteúdo.
Password [Ing.] (Palavra de Acesso). V.Senha.
Patch [Ing.] (Remendo) Em programação de computadores diz-se da correção de uma deficiência no desempenho de uma rotina ou programa já existentes.
Path [Ing.] (Passo, caminho, atalho). 1. Em uma rede de computadores, o percurso entre dois nós. 2. Em programação, a seqüência de instruções que o computador deve seguir para executar uma rotina.
PC Forma abreviada, em inglês para Personal Computer (Computador pessoal).
PC Card [Ing. Forma abreviada para Personal Computer Card] (Cartão para Computador pessoal). Circuito de expansão para computadores de mão;o e notebooks no formato de cartão.Trata-se de um dispositivo removível com as dimensões padronizadas 5,4 x 8,6 cm, 68 pinos e slots de 8 e16 bits. Existem três tipos de cartões que se diferenciam pela espessura e destino: Tipo I, com 3,3 mm utilizados em PDAs; Tipo II, com 5,5mm, para fax e modem e o Tipo III, com 10,5 mm, para dispositivos de comunicação de rádio.
PCMCIA [Ing. Sigla para Personal Computer Memory Card International Association] (Associação Internacional de Cartões de Memória de Computadores Pessoais). Entidade responsável por definir padrões e regras de comercialização dos PC Cards.
PDA [Sigla em inglês para Personal Digital Assistant] (Assistente Digital Pessoal). Computador de dimensões reduzidas, em geral cabe na palma da mão, projetado para executar funções relativas à organização pessoal como agenda de compromissos, calendário, calculadora, etc. A maioria dos modelos utiliza uma caneta óptica para entrada de dados. Os modelos mais avançados oferecem recursos multimídia e acesso à Internet. O mesmo que organizador pessoal.
PDF [Sigla em inglês para Portable Document Format] V. Adobe Acrobat.
Peak-a-booty [Ing.]. Browser que estaria em desenvolvimento pelos integrantes do Cult of Death Cow, que impossibilitará qualquer restrição ao acesso à Internet. Baseado na tecnologia do P2P, o novo navegador possibilitará ao internauta o acesso a sites vetados, por motivos políticos ou religiosos, por autoridades governamentais.
Peer Networks [Ing.] V. PIR.
Peer-to-Peer [Ing.] (Entre pares). Tecnologia que permite a conexão direta entre computadores, que se revezam nas condições de cliente e servidor, dispensando assim um servidor central. O mesmo que P2P.
Periférico Todo o dispositivo que se pode conectar à CPU de um computador, como por exemplo, monitor, mouse, teclado, caixa de som, impressora, câmara digital, etc.
Petabyte Múltiplo do byte. Equivale a 250 ou 1.125.899.906.842.624 bytes.
Phreaker [Ing.] Especialista em sistemas de telefonia que utiliza-se de seus profundos conhecimentos para fins não profissionais, como obter ligações locais ou interurbanas sem pagá-las, instalação de escutas, gerenciamento de centrais telefônicas para o redirecionando de ligações etc.
PID [Ing. Acrôn. para Posttscribed ID]. Código de abertura que valida número de identificação individual de CDs Label Gate, permitindo que seu conteúdo seja transferido para o computador.
PINE [Ing. Acrôn. Pine Is Not Elm ou Program for Internet News and E-mail] (Pine não é Elm ou Programa para Notícias e Correio Eletrônico na Internet). Programa para leitura de correio eletrônico criado em 1989 na Universidade de Washington (EUA) como uma versão aprimorada do Elm. V. Elm.
Ping [Ing. Sigla para Packet Internet Groupe]. Pequeno programa utilizado para avaliar o alcance de uma rede ou se uma determinada ligação está ou não ativa, ou ainda, o tempo que uma mensagem necessita para ir de ponto a outro. Baseia-se no envio de pacotes de informação (geralmente com 64 bytes) para um ponto que responde remetendo outro pacote equivalente.
PIR [Sigla para Ponto de Interconexão de Redes]. Pontos previstos para interconexão de redes de mesmo nível, com o objetivo de assegutrar um eficiente e organizado roteamento entre redes. O mesmo que peer networks.
Pixel [Ing. Acrôn. Der. de Picture Element Pix (plural de pic, abrev. de picutere el(ment)] (Elemento de imagem). 1 Menor unidade de representação de uma imagem em um monitor. Cada pixel representa uma única cor e da combinação de cada um, é possível visualizar qualquer cor. 2 Unidade de dimensão de imagem numa página Web, e também o grau de resolução de uma imagem digitalizada.
PKI [Sigla em inglês para Public Key Infrastrusture] (Infra-estrutura de Chave Pública). Sistema baseado nas técnicas de criptografia, desenvolvido em 1976, pelos cientistas norte-americanos Whitfield Diffie e Martin Hellman, que se utiliza de um par de chaves correspondentes, uma pública e outra privada. A primeira empregada para cifrar a mensagem e a outra para decifrá-la. O conteúdo de uma mensagem cifrada só pode ser lido por quem possui a chave privada associada àquela chave pública que foi usada para cifrar a mensagem.
Placa de expansão Placa de circuito impresso que adicionada, por meio de slots, ao computador permite expandir seus recursos e funções. V. Placa de som e placa de vídeo.
Placa de som Placa de expansão que interliga um computador a uma rede.
Placa de vídeo Placa de expansão que permite recursos de vídeo de um computador.
Placa-mãe [Do inglês motherborad]. Placa de circuito impresso em que se encontram os principias componentes de um computador, como o processador e a memória principal.
Plataforma Designação para sistemas operacionais. Ex. Windows, Macintosh, etc.
Plug in [Ing.] (Fazer a conexão). Pequeno programa auto-executável, que acoplado ao navegador permite ao usuário visualizar e ouvir arquivos de vídeo e som.
Pontocom [Neo.]. Forma genérica de referir-se às empresas comercias presentes, por meio de um site, na Internet. O termo é uma alusão ao domínio de primeiro nível (.com) que integra a URL (endereço) dessas empresas.
POP [Ing. Sigla para Post Office Protocol]. Protocolo para envio e recebimento de correspondência eletrônica.
Pop up Menu V. Menu pop-up.
POP3 Versão mais recente do protocolo POP.
Pop-up Window [Ing.] (Janela pop-up). Pequena janela, geralmente de conteúdo publicitário, eventualmente com recursos multimídia, que se abre imediatamente sobre uma página solicitada.
Port [Ing.] V. Porta.
Porta [Do inglês port] (Porto, ancoradouro). Ponto de conexão entre dois ou mais computadores em uma rede ou de um computador com seus periféricos.
Portabilidade Característica de uma linguagem de programação, que permite sua execução em distintos sistemas operacionais .
Portal Site que oferece vínculos organizados por temas a outros sites ou serviços.
Portável Diz-se do software que pode ser executado em diversos sistemas operacionais.
Pós-pago Modalidade de pagamento do serviço de telefonia móvel em que o usuário além da assinatura paga uma taxa mensal de acordo com o número de ligações e tempo de duração de cada uma. Cf. Pré-pago.
Postmaster [Ing.] (Agente postal) Profissional responsável pela manutenção e solução de problemas relativos ao serviços de e-mails em um servidor de correio eletrônico.
Postscribed ID [Ing.] Código enviado pela Internet, que libera o conteúdo de um CD Label Gate, para armazenamento em um computador.
Pré-pago Modalidade de pagamento do serviço de telefonia móvel em que o usuário adquire antecipadamente por meio de cartões ou por terminais de recarga, créditos para usar o telefone. Cf. Pós-pago.
Processador Circuito integrado que executa as funções de processamento aritmético e lógico e o controle da execução de um programa.
Processador de Texto V. Editor de texto.
Programa Conjunto ordenado de instruções escrito em linguagem específica, que
deve ser executada por um computador. Ex. sistemas operacionais, aplicativos, jogos, etc. O mesmo que software.
Promoter Grupo pertencente ao Bluetooth SIG, criado em 1º de dezembro de 1999, composto pela 3Com Corporation, Lucent Technologies, Microsoft Corporation e Motorola Inc., que tem, entre outras atribuições, criar e manter um fórum para aperfeiçoamento da tecnologia Bluetooth.
Prompt [Ing.] (Pronto, preparado). 1. Em sistemas operacionais baseados em comando, um ou mais símbolos, que indicam o local, a partir do qual, o usuário deve digitar uma instrução. No MS-DOS, por exemplo, é uma letra que representa a unidade de disco, seguida do sinal “maior que”, ex. C>. 2. Mensagem breve que surge na tela do computador, indicando que um programa aguarda a entrada de dados por parte do usuário.
Propaganda Intersticial Peça publicitária que toma toda a tela ou no formato de uma janela que surge inesperadamente na frente de uma página Web em um site.
Protetor de tela Utilitário que entra em ação, a partir de um tempo predeterminado, quando o computador ligado está inativo, exibindo na tela uma sucessão de imagens em movimento. É desativado sempre que o mouse ou teclado são tocados. Esse recurso remonta aos primeiros microcomputadores, cujos monitores monocromáticos, de fósforo verde, tinham áreas da tela danificada pela exposição contínua a uma mesma imagem. Os monitores modernos não têm mais esses problemas, mas os protetores de tela caíram no gosto do usuário sendo usados até hoje. O mesmo que descanso de tela ou screen saver.
Protocolo Conjunto de regras e convenções padronizadas que devem ser obedecidas a fim de permitir a troca de dados entre computadores ligados em rede.
Provedor de Acesso [Do inglês, Acess Provider].Empresa que fornece serviços para conexão com a Internet pago ou gratuito, e-mail, hospedagem de sites pessoais etc. O mesmo que Access Provider.
Proxy [Ing.] (Procuração). V. Servidor proxy.
Proxy Server V. Servidor Proxy.



© 2001-2014 DicWeb-Dicionário de Informática - Todos os direitos reservados.
A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z
Alfanum | Domínios | Emoticons | Sugestões | Início