A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Macintosh Sistema operacional desenvolvido pela Apple Computer.O nome foi tirado de uma famosa variedade de maçã norte-americana, chamada McIntosh. A letra “a” acrescida ao Mc, foi proposital, pois marca McIntosh havia sido registrada por uma empresa de equipamentos de som. Pronuncia-se maquintosh.
MacPPP [Ing.Forma reduzida para Macintosh Point to Point Protocol] (Protocolo Ponto a Ponto para Macintosh). Protocolo utilizado pelo sistema operacional Macintosh, para conexão com a Internet, por meio de linha telefônica.
Mailbomb [Ing.] 1. Excesso de mensagens enviadas a uma caixa postal, a ponto de congestionar o tráfego do provedor. 2. Mensagem enviada a uma caixa postal que, em conseqüência, de sua grande extensão acaba por travar o computador.
Mailing list [Ing] (Lista de Correspondência). 1. Lista de endereços de correio eletrônico para envio de correspondência. 2. Sistema automatizado que permite o envio, simultâneo de correspondência, com o mesmo conteúdo, para diversos endereços agrupados em um único nome. Quando o usuário inscreve este nome no campo To (Para), do programa de correio eletrônico, a mensagem é enviada aos demais integrantes dessa lista.
Mailto [Ing.] (Correspondência para). Atributo de protocolo para o HREF de um hiperlink, em um documento HTML, que permite, a quem esteja navegando um site, o envio de mensagem de correio eletrônico.
Mainframe Designação dada aos antigos computadores de grandes porte e desempenho.
Malicious Code [Ing] . V. Código Malicioso.
MAN [Ing. Sigla para Metropolitan Area Network] (Rede Metropolitana). Rede de computadores que abrange uma cidade ou região metropolitana. Normalmente resulta da conexão de diversas LANs. Cf. Lan e Wan.
Man In the Middle [Ing.] (Homem no meio) Modalidade de ataque a redes corporativas sem fio que consiste em interceptar toda a informação trocada entre o cliente e o servidor , com o objetivo principal de capturar o ID e senha do usuário, para depois empregá-los para invadir a rede. É também identificada pela forma reduzida Mitm.
Marginheight [Ing. Justaposição das palavras Margin (margem) e Weight (valor)] Comando de linguagem HTML que configura em pixels, a margem vertical em uma página web.
Marginwidth [Ing. Justaposição das palavras Margin (margem) e Width (largura)] Comando de linguagem HTML que configura em pixels, a margem horizontal em uma página web.
Markup Language [Ing.] (Linguagem de Marcas). Forma generalizada de referir-se às linguagens de marcação empregadas para a composição de páginas de um site. Ex. HTML e SGML.
Marquee Tag de linguagem HTML, aceito apenas pelo Internet Explorer, que permite a um elemento inscrito entre as marcas <marquee> </marquee > movimentar-se ao longo de uma página em um site.
Maximize button [Ing.] V. Botão Maximizar.
Mbps [Forma reduzida para Megabits per second] (Mega bits por segundo). Unidade de medida para a velocidade do fluxo de informação digital. Equivale a um milhão de bytes por segundo.
M-commerce [Ing. Forma reduzida para mobile commerce] (Comércio móvel). Modalidade de comércio eletrônico realizada, por meio de dispositivos móveis (sem fio), como o telefone celular, com acesso à Internet.
Mecanismo de Busca Site que funciona como um grande catálogo de endereços da Internet, permitindo que usuários pesquisem os mais diversos temas, por meio de palavras chaves. Ex. Cadê, Yahoo! e AltaVista. V. Site de Busca.
Megabyte [De Mega+ byte] Múltiplo do byte. Equivale a 220 ou 1.048.576 bytes.
Memória Capacidade de um computador de armazenar e processar dados e programas.
Memória RAM V. RAM.
Memória ROM V. ROM.
Memória Volátil Diz da memória que mantém a informação apenas enquanto o computador está ligado. Ex. RAM.
Menu Lista de opções de comandos pertencentes a um programa ou a uma página da Web.
Menu Bar [Ing.] V. Barra de Menu.
Menu pop-up [Do inglês pop-up menu] Lista de opções de comandos pertencentes a um programa ou a uma página Web que surge em qualquer área da tela, desaparecendo assim que o usuário seleciona um dos itens.
Messenger Programa de correio eletrônico lançado pela Netscape Communication, junto com o Navigator 4.0.
Metabuscador Serviço que pesquisa em diversos sites de buscas apresentando os resultado em uma tela só. A exemplo dos programas de busca atuam por meio de palavras chaves. Ex. Google
Microchip [Junção das palavras micro (pequeno em grego + chip (lasca em inglês)]. Pastilha feita de material semicondutor, normalmente o silício, sobre a qual são implantados circuitos integrados. Desenvolvido pela norte-americana Intel, 1971, possibilitou a miniaturizaçao e barateamento dos equipamentos eletrônicos.
Microcomputador Computador de pequeno porte, cuja central de processamento (CPU) utiliza-se de um microprocessador.
Microsoft Empresa líder mundial em softwares para computadores pessoais e empresariais, fundada, em 1975, por Willian (Bill) H. Gates III e Paul Allen.
MIDI [Ing. Sigla para Musical Instrument Digital Interface] (Interface Digital para Instrumento Musical). Protocolo para troca de informações entre instrumentos musicais eletrônicos. Definido em 1983, é resultado de um acordo tecnológico, entre os principais fabricantes de sintetizadores, norte-americanos e japoneses, face à necessidade de um padrão de comunicação compatível para sintetizadores, instrumentos musicais eletrônicos e computadores. Esta tecnologia permite a criação de arquivos sonoros (extensão .mid) que, embora compactos, têm a desvantagem de não armazenar a voz humana.
Mídia Qualquer meio de comunicação utilizado para veicular mensagens de conteúdo promocional ou publicitário.
Mídia Digital Qualquer meio de comunicação baseado em tecnologia digital. Ex. Internet.
MIME [Ing. Sigla para Multipurpose Internet Mail Extension] .Recurso que amplia o protocolo SMTP, permitindo o envio de som, vídeos e imagens pelo correio eletrônico, dispensando a conversão prévia para o formato ASCII.
Minimize button [Ing.] V. Botão minimizar.
MIPS [Sigla em inglês para Million Instructions Per Second] (Milhões de Instruções por Segundo). Denominação para indicar o número de instruções que um chip realiza por segundo.
Mirror Site V. Site espelho.
Mitm Forma abreviada para Man In the Middle.
Modem [Ing. acrôn. Mo(dulation) Dem(odulation)] (Modulação/Demodulação). Dispositivo sob a forma de periférico ou placa de circuito interna ao computador, que permite a comunicação entre computadores, por meio de linha telefônica. Seu princípio de funcionamento se baseia na modulação (conversão dos dados digitais do computador para freqüências de áudio do sistema telefônico) e vice-versa (demodulação).
Moderador Indivíduo encarregado de analisar o conteúdo das mensagem que chegam a um grupo de discussão para verificar se pertence ou não ao tema ou evitar repetições e, posteriormente, enviá-las na íntegra ou compiladas aos integrantes do grupo.
Modulação Conversão do sinal digital para o analógico. Cf. Demodulação, V. Modem.
Morpheus Programa lançado pela Streamcast para o compartilhamento, pela Internet, de arquivos, como jogos, músicas no formato MP3, vídeos, etc. É concorrente do KazaA.
Mosaic Primeiro navegador popular, que permitiu a visualização de texto e imagem numa mesma página da Web. Distribuído como freeware, foi desenvolvido pelo NCSA em 1993.
Mosaic NCSA V. Mosaic.
Motherborad [Ing.] V. Placa-mãe.
Mouse [Ing.] (Rato) Periférico que controla os movimentos do cursor na tela do computador, permitindo a abertura de programas e de menus e a seleção e execução de diversas funções por meio de um clique, entre outras funções. É composto por uma pequena caixa plástica, com dois ou três botões, dependendo do modelo, e um dispositivo de detecção mutidirecional acionado por um esfera localizada em sua parte inferior. Foi inventado pelo norte-americano Douglas Engelbart, engenheiro e técnico em radares, nascido em 1925, no estado do Oregon. Apresentado publicamente, pela primeira vez em 1968 na Fall Joint Computer Conference, em São Francisco (EUA), o mouse só passou a ser usado na década dos 80. O primeiro computador a utilizá-lo foi o Xerox Star. Sua popularização, entretanto, deu-se quando foi incorporado ao Apple Lisa (1983). Passaram-se três décadas de sua invenção até que, Engelbart tivesse o reconhecimento por sua criação. Ele recebeu o prêmio Lemelson-Mit, no valor de US$ 500 mil. Na época de sua invenção foram-lhe pagos apenas U$ 10 mil pela venda da patente.
Mouse Pad [Ing. Pad (almofalda)] Superfície, geralmente de material plástico, sobre a qual o mouse desliza.
MP3 [Ing.Forma reduzida para MPEG 1 Layer III]. Tecnologia que permite a compressão de arquivos sonoros, com qualidade digital, muito próxima de um CD. Sua capacidade de compactação pode chegar à relação 12 para um, sem prejuízo da qualidade sonora. Para ouvir músicas arquivadas no formato MP3 é necessário um programa específico chamado MP3 Player. Ex. WinAmp e DW Pro.
MP4 [Ing. Forma reduzida para MPEG Layer 4]. Tecnologia que permite a compactação de dados digitais de vídeo e áudio, em 10% do tamanho do original, sem prejuízo da qualidade de som e imagem.
MPEG [Sigla em inglês para Moving Picture Experts Group] (Grupo de Especialistas de Imagens em Movimento) Padrão de compressão de dados para vídeo digital em formato de arquivo desenvolvido por um grupo de trabalho pertencente ao ISO, em conjunto com a International Electrotechnical Comission (IEC). O elevado grau de compactação é possível, porque, em vez de todos os quadros, essa técnica permite armazenar apenas a mudança de um quadro para outro. O resultado dessa perda é, entretanto, imperceptível. Sua extensão é .mpeg ou .mpg. Pronuncia-se emepegue. V. MPEG 1 e MPEG 2.
MPEG 1 Versão do padrão MPEG para vídeo, cuja resolução é de 352 por 240 pixels e 30 quadros por segundo.
MPEG 2 Versão do padrão MPEG, cuja resolução é de 720 por 480 e 1280 por 720 pixels e 60 quadros por segundo.
MPmam Aparelho portátil de pequena dimensão, semelhante a um walkman, utilizado para ouvir música gravada em arquivos MP3 fora do computador.
MS DOS [Sigla em inglês para Microsoft Disk Operating Systems] Sistema operacional desenvolvido pela Microsoft, por encomenda da IBM para equipar seu computador pessoal lançado em 1981.
Multimídia Designação para as diversas formas de apresentação de uma informação em um único sistema, como textos, imagens, sons, animações, vídeos, etc.
Multiplexação Processo que consiste em combinar diversos tipos de sinais analógicos e digitais para transmissão de dados em uma única conexão de alta velocidade.
Multiplexador Dispositivo que permite enviar diversos tipos de sinais analógicos e digitais, para transmissão de dados, em uma única conexão de alta velocidade. Funciona dividindo banda em subcanais pelos quais trafegam os dados. O mesmo que mux.
Multitarefa [Do inglês Multitasking) Diz do sistema opercaional capaz de executar dois ou mais programas, ou instruções simultaneamente. Ex. Windows e Linux.
Multitasking V. Multitarefa.
Mux [Acrôn.] V. Multiplexador.



© 2001-2014 DicWeb-Dicionário de Informática - Todos os direitos reservados.
A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z
Alfanum | Domínios | Emoticons | Sugestões | Início